"Eu sou o sabor na água, a luz do sol e da lua, o som no éter, a habilidade no homem, a fragrância da terra, a vida em todas as coisas vivas, a força do forte, a inteligência do inteligente, e a semente original de todas as existências." Bhagavad Gita
Pesquisando sobre as propriedades de um óleo essencial que tenho mas não conhecia, Mitti Attar, pude encher meu coração de cheiros, sabores e saudades!
Na primavera falei que era a hora de plantar, com as chuvas, para os indianos, é hora de colher, celebrar! Acredito que pra nós também mas para um número muito reduzido de brasileiros que vivem desse contato com a terra, não falo desse contato de trabalhadores da terra, que por sinal é lindo, falo do contato espiritual com a terra, o elemento de poder que emana e vibra, que nutre e renova. Nós não sabemos o tempo de cada coisa e quando plantamos já queremos colher, não esperamos o que a terra tem a oferecer, a nos brindar.
O Sagrado Aroma da Terra
Quem não se extasia com a fragrância da terra que chega com as chuvas de verão? Um aroma que estimula o ânimo, relaxa os nervos e revigora trazendo disposição. Esta é a sensação que os indianos têm logo com a chegada da estação das chuvas, principalmente após fervorosas orações para que a chuva nutrisse a terra para germinação de suas sementes. O cheiro da terra molhada de chuva representa fertilidade para eles, é sempre motivo de cantar, dançar e festejar o início de um período que promete ricas colheitas.
Uma visita ao Rajastão na Índia, logo que começa o início da estação das chuvas permite explorar uma outra dimensão das maravilhosas tradições aromáticas que são mantidas pelos indianos. Esta é possivelmente uma boa oportunidade para entender a importância do attar de "mitti", que é hoje feito no norte da Índia. Um attar é um perfume indiano tendo uma base de óleo de sândalo com um ou vários óleos essenciais de origem vegetal que são absorvidos através de hidrodestilação.

Mas de onde vem o aroma da terra? Quando a terra fica sem umidade, os microorganismos do solo, algo em torno de 10 milhões para cada colher de sopa de terra ficam inativos, mas logo que a chuva toca o solo, estes microorganismos entram em atividade produzindo este sublime aroma que é adorado por todos que amam a Terra. Este cheiro rico, misterioso e profundo, criado pela atividade dos microorganismos, invisivelmente carrega o ar com sua influência positiva, a de que a vida e a fertilidade está de volta e toda a natureza poderá se regojizar-se.

Este óleo produzido pelos microorganismos é um poderoso antibiótico e antiinflamatório natural e explica a grande maioria das propriedades terapêuticas da argila, empregada por muitos no tratamento da saúde na forma da geoterapia. A argila é usada em dezenas e dezenas de afecções e muitos de seus resultados são devidos a este óleo essencial natural produzido pela atividade de seus mircroorganismos.
O cheiro de terra produz um profundo efeito sobre o inconsciente das pessoas, ele cria um estado de relaxamento que poucos aromas conseguem induzir, ajuda a eliminar e suportar o stress, traz uma maior auto-confiança e representa para nosso arquivo de memória a possibilidade de mudanças, mudanças estas que vem com a nova estação das chuvas. É bom para personalidades agitadas, incontroláveis, além de

Mas como esta fragrância é capturada pelos perfumistas de Kannauj? Os perfumistas sabem que cada terra possui seu próprio aroma. Através de experiências, eles descobriram que terras extraídas de lagos secos costumam ser as melhores para produção do aroma que eles procuram. Após retirarem a terra e prepará-la, ela é colocada na caldeira de destilação. Como muitos componentes aromáticos das plantas são extremamente sensíveis às altas temperaturas de uma destilação à vapor, eles usam um método de hidrodestilação, onde a água é adicionada à terra seca na caldeira apenas no último instante para que com a sua evaporação possa carregar pequenas moléculas aromáticas liberadas pelos microorganismos a partir do imediato contato dela com a terra seca.Então este vapor da água com o aroma da terra é direcionado até 5 litros

A fabricação de um attar é de um labor intensivo. Portanto, além da natureza nos prover a condição de destilar o aroma da terra, toda esta dificuldade na produção artesanal deste óleo por simples pessoas, o faz um produto verdadeiramente rico e precioso.
Adaptado e baseado do original em inglês:
"Mitti - The Fragrance of the Earth by Christopher McMahon"
Traduções e complementações textuais de Fábián Laszlo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário